Odontopediatria

Odontopediatria

A Odontopediatria oferece aos bebés, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária, além de orientar corretamente as gestantes. A primeira visita da criança ao Odontopediatra deve ocorrer por volta dos seis meses, com o início da erupção dos primeiros dentes. Nesta visita, a mãe receberá orientações sobre: dieta, higiene, aplicação de flúor, transmissibilidade da cárie, uso adequado do biberon e da chuxa, bem como correcção de maus hábitos como a sucção do dedo.

A presença dos dentes de leite é muito importante porque guia a erupção dos dentes permanentes, mantendo o equilíbrio harmônico no crescimento das estruturas da face (dentes, ossos e músculos). Um dente de leite comprometido seriamente por um processo de cárie poderá levar a uma infecção, acarretando a má formação do dente permanente. Além disso, quando nos deparamos com crianças esteticamente comprometidas, percebemos que ocorrem nelas uma dificuldade de comunicação e integração social.

A medicina dentária actual é preventiva, no sentido de promover a saúde oral, evitando a cárie nas crianças como também trabalhando a fala, a deglutição e a mastigação. Estas funções são importantes para o crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias.

No Comments

Post A Comment